Igreja Matriz

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROZÁRIO

A comunidade teve início por volta de 1898, com a chegada de famílias provenientes da região de Trento (antigo Tirol Meridional), seguidas por vênetos e lombardos (norte da Itália). Construiu-se uma pequena capela de madeira e posteriormente uma em alvenaria.

O atual e terceiro templo católico de Nereu Ramos (antiga Retorcida) foi edificado entre os anos de 1947 a 1952, sendo inaugurado na data de 15 de agosto de 1952. Sua construção foi liderada e idealizada pelo Padre Antônio Echelmeyer SCJ.

Nascido em Emsdetten, Estado da Vestfália (Renânia do Norte-Vestfália), Alemanha, na data de 3 de maio de 1913 e ordenado sacerdote dehoniano em 1940, Padre Antônio Echelmeyer viveu praticamente toda a sua vida sacerdotal no Bairro Nereu Ramos. Além da igreja, liderou a construção de diversas outras obras na região, tais como: Patronato Sagrado Coração de Jesus, que funcionou como ambulatório e maternidade e posteriormente transformando-se na casa de retiros “Centro Shalom” e Salão Paroquial, ambos em Nereu Ramos. Além de toda a parte nova e capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá (SC); bem como o Hospital São José e o Colégio Divina Providência, no Centro de Jaraguá do Sul. Falecido no dia 5 de abril de 1985 (Sexta-feira Santa), seus restos mortais repousam num mausoléu no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Com sua imponente arquitetura, o templo, em seu exterior, se apresenta com uma torre central e duas laterais. No interior, o teto foi construído em estilo estuque, revestido com pinturas. O piso é composto por ladrilhos em mosaico. Seu ambiente místico e convidativo à oração é facilitado pela presença, no presbitério, do antigo altar-mor de madeira com a imagem da padroeira Nossa Senhora do Rosário, vindos da segunda capela da localidade; e demais imagens sacras e quadros da Via Sacra, somados ao púlpito, mezanino (coro) com harmônio de 1939 e demais afrescos que enriquecem a nave central. O templo funcionou como sede do Curato Nossa Senhora do Rosário, de 1952 a 2009, quando criou-se a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, sendo a referida igreja designada como Matriz. No ano de 2008 passou por reformas.

Nos seus jardins localiza-se a Gruta Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing SCJ, que chegou a Nereu Ramos em 1983 e, após o falecimento do Padre Antônio Echelmeyer, foi o responsável pela assistência pastoral da comunidade até o ano de 2005. Faleceu na data de 17 de abril de 2006, sendo sepultado no jardim lateral do templo. Seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação e a casa onde viveu e faleceu local de visitação. Em 2013 foi aberto oficialmente o seu processo de beatificação; e em 2015 foi encerrada a fase diocesana e iniciou-se a fase romana.